quinta-feira, 16 de março de 2017

Workshop da Casa do Educador realiza palestras de formação continuada para profissionais da Educação de Arraial do Cabo


O evento é uma parceria da Secretaria de Educação, Prefeitura e 
Universidade Estácio de Sá

      O auditório do hotel da Marinha foi palco para o 1º Workshop sobre carreia, desempenho e gestão educacional na práxis pedagógica, que aconteceu na quarta-feira (15). Dentro desses temas, palestras foram desenvolvidas e trazidas para os profissionais da Educação do Município de Arraial do Cabo, que tiveram a oportunidade que reciclar os conhecimentos e se capacitarem por meio desse encontro promovido pela Casa do Educador, Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura e Universidade Estácio de Sá. O evento foi uma iniciativa da Casa do Educador, que segundo a subsecretária, Márcia Mendonça, é um dos braços da Secretaria de Educação.

“Estamos muito felizes e satisfeitos com tudo isso, é uma pena que ainda não estamos no prédio da casa do Educador, mas em breve estaremos. Com certeza todos os profissionais se sentirão abraçados. Inspetor, professor, ASG (Auxiliar de Serviços Gerais), todos serão abraçados”, afirmou a Subsecretária.
      A Casa tem como objetivo promover a valorização e a formação continuada dos profissionais da área. Rosana Vidal, responsável pelo projeto, diz que a ideia foi aceita principalmente pelo Prefeito, Renatinho Vianna, e por isso, foi possível desenvolver a Casa do Educador de Arraial do Cabo.

“É uma ideia antiga que conseguimos tirar do papel. Observamos em cidades e até países mais desenvolvidos que a formação continuada é a saída para o bom êxito dentro de sala de aula. A intenção da casa é discutir ideias, criar debates, compartilhar conhecimentos, e hoje foi nosso primeiro evento”, comentou Rosana.

      Os professores receberam brindes, crachás e muito conhecimento. Logo pela manhã, a palestra ministrada foi com uma Professora Doutora da Estácio de Sá sobre repetência escolar, que aborda assuntos como distorção idade e série. De acordo com Cláudia Marcia, a iniciativa foi feita pensando na qualificação do profissional, o que a deixa muito satisfeita.

“Estão nos dando a condição de crescer naquilo que escolhemos para fazer. Achei muito boa essa parceria com a Estácio e achei o tema sobre repetência muito bom. É algo que vivemos todos os dias, então nos dá um maior esclarecimento”, argumentou a professora.
Novas parcerias estão sendo firmadas para desenvolver projetos e eventos para a cidade. Ainda esse mês acontece outro Workshop em parceria com a Faber-Castell, uma empresa de material escolar envolvida na educação mundial, com compromisso firmado no desenvolvimento.




Texto:Maria Antônia Casarões
Foto: Maria Antônia Casarões